Entenda como otimizar a agilidade no comércio eletrônico da sua empresa.
Com os consumidores optando cada vez mais pela Internet para adquirir produtos e serviços, a agilidade no comércio eletrônico passou a ser fundamental para prestar um atendimento de alto nível. Não adianta apenas oferecer uma boa experiência no site, caso a logística não esteja devidamente estruturada.
É um aspecto que não pode ser ignorado pelos empreendedores digitais em hipótese alguma. Com uma concorrência cada vez mais acirrada, minimizar falhas se tornou peça-chave para conquistar mais clientes e mantê-los fiéis por um bom tempo.
Neste artigo, vamos destacar pontos importantes para um e-commerce ser mais dinâmico e capaz de obter resultados expressivos por meio de soluções tecnológicas de ponta. Confira!
Como melhorar a agilidade no comércio eletrônico da sua empresa?
Há muitos aspectos que merecem ser levados em consideração para aperfeiçoar os serviços de um e-commerce. Pensando nisso, vamos apontar iniciativas importantes para o atendimento superar as expectativas. Acompanhe!
Aposte na organização do estoque
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo e-commerce engloba a dificuldade de administrar o estoque. Esse problema acontece, na maioria das vezes, porque não há uma integração eficiente entre as áreas de compras, distribuição e vendas.
À medida que esses setores apresentam uma comunicação ágil, maiores são as chances de manter a disponibilidade de mercadorias de acordo com a demanda.
É muito ruim, por exemplo, um consumidor adquirir um produto por um valor promocional, mas não receber o item no prazo combinado, em virtude de uma gestão inadequada do estoque.
Ao estruturar o armazenamento de mercadorias seguindo as melhores práticas do mercado, um e-commerce vai oferecer um melhor atendimento aos clientes, o que é indispensável para construir uma boa reputação.
Facilite e centralize o acesso aos dados
Não há dúvidas de que um gerenciamento inteligente das informações colabora para expandir a agilidade no comércio eletrônico. Afinal, os dados apresentam um peso cada vez maior na tomada de decisão.
Com um sistema que permita a integração entre as áreas, uma loja virtual terá condições de verificar o melhor momento para adquirir mercadorias, aumentar ou baixar os preços e fazer ofertas personalizadas para os consumidores mais fiéis.
É positivo identificar maneiras de interagir, de forma mais estratégica, com a audiência, porque essa prática estimula as vendas. Para isso se tornar realidade, o ideal é que os dados estejam acessíveis e integrados para uma análise mais eficiente do momento atual, o que ajuda a fazer as melhores escolhas para o negócio.
Também vale destacar que o avanço tecnológico é vital para aumentar o dinamismo de uma loja virtual. Com a computação em nuvem, os dados ficam bastante acessíveis ao empreendedor, o que proporciona um cenário mais favorável para tomar decisões corretas e importantes.
Cuidado com os dados
A segurança da informação não pode ser desprezada por nenhuma empresa. No caso de uma loja virtual, isso é ainda mais relevante. Um dos motivos é que problemas no acesso ao site proporcionam não apenas perda de dinheiro, mas também de clientes em potencial.
Também vale destacar que a agilidade no comércio eletrônico tem relação direta com o tempo gasto por um usuário para entrar em uma página para fazer as compras. Com um alto nível de proteção dos dados, os riscos de haver instabilidade e lentidão para usar um e-commerce são bem menores.
Outro ponto que merece destaque é que, ao evitar problemas com ataques cibernéticos, uma loja virtual estará menos vulnerável a situações relacionadas com atrasos no serviço e no atendimento.
Se um e-commerce, por exemplo, não tiver acesso às informações sobre as últimas transações realizadas de maneira ágil, terá dificuldades para entregar as mercadorias na data combinada. Por isso, é imprescindível adotar boas práticas para proteger os dados.
Quais conceitos de logística são indispensáveis para meu negócio?
Para atingir um maior nível de agilidade no comércio eletrônico, a recomendação é ficar atento a conceitos de logística que são fundamentais para um bom desempenho. Pensando nisso, vamos explicar resumidamente os mais relevantes. Leia com atenção.
SKU
Denominado em inglês de “Stock Keeping Unit”, o SKU significa “unidade de manutenção de estoque”, na língua portuguesa. Essa metodologia de organização do inventário tem como principal meta aumentar o dinamismo da gestão do estoque e da liberação dos produtos.
Essa técnica está sendo bastante usada no ambiente online, porque ajuda a manter o inventário organizado com os itens sendo identificados por meio de códigos de letras e números, de acordo com as necessidades de cada empresa.
FIFO
Na língua inglesa, esse método tem como abreviação “First In, First Out”. Em português, é conhecido como PEPS “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”. Com base nesse conceito, os produtos que estão há mais tempo no estoque precisam ser os primeiros a serem enviados aos consumidores.
Essa prática evita o desperdício e colabora para haver uma maior agilidade no comércio eletrônico, desde que a gestão do estoque se baseie na organização e no bom planejamento.
Logística Reversa
Consiste na capacidade de fazer trocas e devoluções com segurança e rapidez. Por isso, a logística reversa tem sido cada vez mais valorizada pelos clientes que adquirem produtos em um e-commerce.
Ao adotar bons procedimentos para trocar ou devolver mercadorias, uma loja virtual tem grandes chances de aumentar os níveis de fidelização. Um dos motivos é que comprova atuar com foco em agilidade no comércio eletrônico, fator cada vez mais valorizado pela audiência.
O que fazer para ter mais agilidade na entrega do produto?
Para ser mais rápida ao entregar as mercadorias aos clientes, é necessário apostar em um sistema que permita integrar setores e obter dados sobre a capacidade de suprir a demanda. Isso é fundamental para eliminar gargalos e executar as atividades no menor tempo possível.
Também é válido implantar boas práticas de logística para o fluxo das mercadorias ser feito adequadamente. Assim, fica mais fácil atingir um maior nível de agilidade no comércio eletrônico.
Nesse quesito, a Office Total pode ser a parceira ideal para a logística do seu e-commerce. Através de nossas impressoras térmicas e coletores inteligentes, é possível identificar itens de estoques através de etiquetas de desempenho industrial, além de registrar as movimentações em sistema sem que os profissionais fiquem limitados à sua mesa de trabalho.
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