Como funciona a garantia de um produto?

Como funciona a garantia on site? Conheça as vantagens!

A garantia on site é uma estratégia usada por fabricantes de produtos para oferecer aos clientes um pós-compra que fidelize.

Isso porque o pós-compra é uma peça-chave para conquistar novos clientes e tornar eles fixos, algo fundamental para o lucro e a reputação de uma empresa.

E quando falamos em garantia, a mais tradicional é a que chamamos de garantia de balcão, um modelo em que o cliente encontra um defeito no produto que comprou  e procura por uma assistência técnica autorizada próxima a sua casa para consertar essa falha.

Nessa garantia de balcão, o cliente também tem a possibilidade de enviar por correio o seu produto com falha para uma assistência autorizada, caso não exista unidade próxima em sua cidade.

Nesse cenário, o cliente precisa dar muitas voltas e gastar com o transporte e envio para achar uma solução de um problema do fabricante, algo que geralmente causa bastante descontentamento com as empresas.

É então que surge a garantia on site, para mudar essa estratégia e facilitar tanto a vida de clientes, como a de empresas fabricantes.

Ficou curioso para saber como ela funciona na prática? Então, siga a leitura conosco, pois neste artigo vamos entrar em mais detalhes sobre ela!

Como funciona a garantia de um produto?

Como funciona a garantia de um produto?

A garantia de um produto funciona com o fabricante consertando ou trocando um dos seus itens vendidos que apresentou uma falha enquanto estava com o cliente.

Para que isso ocorra, existem algumas regras, como o cliente ter a nota fiscal do produto e ele estar dentro do prazo legal de garantia, que podem ser três tipos: a garantia legal, a garantia contratual e a garantia estendida.

A garantia legal prevê que bens não duráveis tem 30 dias de garantia, enquanto os bens duráveis têm 90 dias de garantia.

Tudo isso é previsto pelo Código de Defesa Consumidor, que ainda estabelece que quando o problema não é solucionado dentro desses prazos, o consumidor tem o direito de:

  • optar pelo recebimento do seu dinheiro de volta;
  • optar por descontar o preço;
  • optar pela troca da mercadoria.

A garantia contratual se encaixa para bens duráveis e não é prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.

Nela, se o fabricante determina que o seu produto tem 1 ano de garantia, o cliente tem a chance de fazer reclamações somente dentro desse período.

No mais, a garantia contratual também oferta os 90 dias de garantia que são previstos para bens não duráveis.

Por fim, temos a garantia estendida, que pode ser vista como um seguro para cobertura de defeitos e que pode ser adquirida de maneira adicional pelo cliente.

Aqui, durante a venda, o vendedor pergunta se o consumidor quer estender a garantia do item que está levando para casa por um preço adicional.

Agora que você já sabe como funciona a garantia de um produto, é hora de ficar por dentro de o que é uma garantia on site. Acompanhe! 

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O que é uma garantia On-site?

A garantia on site é um modelo de serviço em que um técnico do fabricante vai até o endereço do cliente para verificar o equipamento que está apresentando falhas. 

Ou seja, nesse formato todo o suporte de danos de fabricação é fornecido pelo fabricante diretamente na residência do cliente.

Esse modelo é muito mais vantajoso e satisfatório do que a garantia de balcão, o formato tradicional em que o cliente precisa levar o seu equipamento com falha até uma assistência técnica autorizada para consertá-lo.

Como funciona a garantia on site?

A garantia on site funciona com o fabricante enviando um técnico autorizado até a residência ou local de trabalho do cliente para fazer a manutenção do equipamento que está apresentando falhas de fabricação.

Assim que esse profissional chega no lugar, ele pode fazer o reparo do equipamento, realizar a troca de partes específicas que estão danificadas ou até mesmo substituir o item por um novo produto.

E caso o grau de complexidade do problema seja muito alto, é possível que o técnico leve esse produto para o seu local de trabalho, conserte ele por lá e depois retorne dentro de um período combinado com o cliente.

Quais são os prazos de garantia?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, os prazos de garantia são de 30 dias para vícios aparentes ou fáceis de serem constatados em produtos não duráveis.

Já para produtos duráveis, o prazo de garantia é maior, aumentando para 90 dias.

Lembrando que esse prazo começa a partir do momento que o cliente recebe o produto, a não ser que a falha se trate de um vício oculto, ou seja, algo que não foi detectado em um primeiro momento.

Em casos assim, o prazo é estabelecido a partir da data desta identificação.

Quais são as outras opções de garantias que os clientes podem ter?

Além das garantias tradicionais, algumas empresas podem oferecer outros serviços que ajudem o cliente a ter uma solução prática caso o seu equipamento apresente uma falha, como: 

  • Políticas de Trocas;
  • Opções de Assistência (autorizada ou especializada). 
Quais são as outras opções de garantias que os clientes podem ter?

O que a garantia não cobre?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, produtos com defeitos causados pelo mau uso por parte do cliente não são cobertos pela garantia e nem são ressarcidos.

Assim, todos os tipos de garantia, inclusive a garantia on site, só valem para situações em que exista um defeito visível no produto ou um vício de fabricação.

Deste modo, alguns tópicos que podemos citar que a garantia não cobre são:

  • defeitos, falhas ou danos que se apresentaram por conta do mau uso, como telas rachadas ou quebradas;
  • defeitos, danos e falhas que surgiram por conta de instalações, testes, alterações ou modificações dos produtos, bem como consertos feitos por outra assistência técnica dentro do período de 90 dias;
  • danos, quebras ou irregularidades aparentes, que podem ser observados imediatamente no produto e que não foram constatados dentro do prazo de 7 dias depois do equipamento ter sido recebido pelo cliente;
  • equipamentos que tiveram o lacre de segurança rompido ou o número de série adulterado/removido;
  • danos por fluidos, como os que são causados por contato com a água;
  • roubo ou furto do equipamento;
  • diminuição aceitável da vida útil da bateria.

Vantagens da garantia on site

As vantagens da garantia on site são: melhor compreensão do problema do seu equipamento, possibilidade de usufruir de um suporte de melhor qualidade e a comodidade de ter um profissional especializado resolvendo o problema em sua casa.

Na sequência, entraremos em mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens da garantia on site. Confira! 

Melhor compreensão do problema 

É comum que quando a gente leve um equipamento para um técnico, não fique claro qual realmente foi o problema que aconteceu com ele, afinal, não acompanhamos o processo do conserto.

Mas com a garantia on site, uma vez que o técnico está em sua casa e faz as correções na sua frente, fica mais fácil de ele explicar para você o que aconteceu com o seu equipamento, tornando a compreensão do problema mais clara.

Usufruir de suporte de melhor qualidade

Durante o período que os técnicos estão em sua residência para consertar a falha do seu equipamento, você se torna um cliente exclusivo dentro dessas horas.

Isso é diferente do atendimento de balcão, por exemplo, em que você precisa dividir atenção com outros clientes que podem chegar ao local.

O resultado é que com a garantia on site você consegue usufruir de um suporte de melhor qualidade e com mais foco em você e no seu problema por parte do técnico.

Ter mais comodidade

Por fim, com essa garantia você tem muito mais comodidade, pois não precisa perder tempo durante o seu dia para ir até uma assistência autorizada ou até o correio para enviar o seu equipamento para uma assistência.

Aqui você recebe o técnico em sua residência ou em seu trabalho (caso o equipamento esteja presente por lá) e consegue manter a sua rotina enquanto acompanha o conserto por parte desse profissional.

Vantagens da garantia on site

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Conclusão

Hoje a nossa meta era apresentar a você a garantia on site, um modelo de serviço em que um técnico do fabricante vai até o endereço do cliente para verificar o equipamento que está apresentando falhas.

Como você viu, essa opção é diferente das garantias tradicionais, chamadas de garantia de balcão, na qual você encontra um defeito no produto que comprou  e procura por uma assistência técnica autorizada próxima a sua casa para consertar essa falha.

E algumas vantagens que apresentamos desse tipo de garantia são:

  • melhor compreensão do problema do seu equipamento;
  • possibilidade de usufruir de um suporte de melhor qualidade;
  • a comodidade de ter um profissional especializado resolvendo o problema em sua casa.

Ótimo, não é mesmo? Então, de agora em diante, ao adquirir equipamentos, lembre-se de sempre perguntar sobre a possibilidade de incluir a garantia on site!